É notório que os alunos, tanto do ensino médio quanto do fundamental tiveram muitas dificuldades durante este ano de pandemia. Especialistas já falam em um ‘apagão na educação’, que segundo eles, será sentido nos próximos dez anos.
Essas perdas são sentidas muito mais entre os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, quando nem o básico se tem imaginem ter a disposição acomodações e internet para os estudos. Mas para os beneficiários do Projeto AVIVAD está sendo oferecido desde meados deste ano a Oficina de Auxílio a Aprendizagem, que através do Termo de Fomento nº 29.278/2019 firmado com a SEDHAST, alcança parte dessas crianças que precisam de uma assistência e do básico para que possam desenvolver suas atividades escolares.
Segundo a dirigente da entidade, Márcia Reginan, a Oficina não se limita somente no aprender, mas também em conteúdo específico para a instruir os alunos quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas com palestras, vídeos e resultado de pesquisas, sem deixar de focar nos valores morais que devem ser respeitados junto ao núcleo familiar desses indivíduos.
A entidade realizou desde o início das atividade em julho deste ano até o início de novembro a Maratona de Matemática onde foi possível identificar dificuldades na matéria, pontos específicos foram tratados de forma a intensificar o auxílio para que os beneficiários não encarassem a disciplina com receio, mas que explorassem todo o potencial para o aprendizado.
A Oficina de auxílio a aprendizagem focou no conteúdo em que os beneficiários estavam com maiores dificuldades na escola para contribuir de forma direta para que obtivessem bons resultados escolares.