A missão da cadela Laika, que faz parte do canil do Corpo de Bombeiros, era totalmente diferente na nesta quinta-feira (12): procurar uma pessoa desaparecida. Mas foi só descer da viatura e iniciar o treinamento que ela encontrou, na verdade, cinco gatos. Os animais estavam abandonados em um terreno no Jardim Seminário, em Campo Grande.

“Ela foi levada para fazer um treinamento de busca, resgate e salvamento. A pessoa a ser procurada pela Laika já estava posicionada, quando houve uma mudança de comportamento. Algo chamou a atenção dela. Eu estava próximo e fui na direção dela, quando ela foi me conduzindo e chegamos até a caixa onde estavam os gatos”, afirmou ao G1 o sargento Thiago Kalunga, de 36 anos.

Conforme o sargento, Laika é da raça pastor holandês e está desde muito pequena na corporação. Atualmente, aos 9 meses, passa por constantes treinamentos. “Quando ela viu os gatos, não avançou, já está acostumada. E o nosso treinamento virou uma ocorrência, pois, deslocamos ao CCZ [Centro de Controle de Zoonoses]. Eles estavam sem comida, água e agora ficarão em observação para posteriormente serem adotados”, finalizou.

Fonte: G1/MS