Leite, ovo, castanha. Ingredientes comuns nos pratos servidos nas ceias de fim de ano. Rabanada leva leite e ovo.  Outras sobremesas natalinas são feitas com leite condensado, nozes ou castanhas. Nem a ave especial do Natal fica livre de leite com o uso da manteiga para dar aquele aspecto dourado.

Quem tem alguma restrição alimentar precisa estar atento para não passar mal depois das festas. A servidora pública Samantha Salomoni e as duas filhas são alérgicas ao leite. A família costuma passar as festas de fim de ano na casa de parentes em Santa Catarina.

Com tantas tentações na ceia, o jeito é controlar a vontade de comer o que não deve, mas Samantha revela que nem sempre é fácil resistir.

Já o filho da bombeira Daniela Góes, precisa ficar longe das castanhas. Da última vez que teve uma crise alérgica, a criança de cinco anos trocou o lanche com um colega e cometeu a travessura de provar o alimento. Na ceia tem de tudo, mas toda família fica alerta.

Entre os sintomas mais frequentes das alergias alimentares estão: inchaço e coceira na pele, distúrbio no aparelho gastrointestinal, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, pode levar a pessoa a óbito, se não tiver socorro imediato. A médica Ana Paula Moschione Castro, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia destaca quais são as alergias mais comuns.

Para aproveitar as festas sem surpresas desagradáveis, a nutricionista Renata Carvalho dá algumas dicas, para adaptar aceia.

Com as devidas substituições, os sabores, a alegria e o clima do Natal chegam a todos, sem sustos.  (EBC – Foto: Divulgação/Ateliê Benoliel)