Dois menores e um maior de idade foram conduzidos para a Delegacia de Aquidauana pela Força Tática, da Polícia Militar, na noite da última sexta-feira, 17, suspeitos de um furto em residência na Vila Pinheiro.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma mulher de 47 anos acionou a PM pois viu quando três jovens estavam dentro da residência de seu vizinho (que estava trabalhando em uma fazenda). Quando o trio percebeu que a testemunha tinha visto, saíram correndo, mas mesmo assim a mulher reconheceu os três, que se tratava de dois menores, sendo um de 13 anos e outro de 15, e também Halisson Matheus Pereira da Silva, 20 anos.

Ainda de acordo com o registro policial, ela então relatou o fato aos militares que constataram que a casa estava toda revirada, a janela dos fundos arrombada e o encanamento quebrado, mas os suspeitos já haviam fugido. Como a testemunha reconheceu os três que entraram, a guarnição então foi até a casa do menor de 15 anos, onde coincidentemente estavam todos reunidos, mas ao perceberem a presença da viatura tentaram fugir. Halisson foi abordado em uma motocicleta sem documentação, o menor de 13 anos estava lá, já um outro jovem que estava com a turma fugiu pulando vários muros.

Ao serem indagados sobre o crime, o adolescente de 13 anos disse que abriu a janela com uma pá de ponto e os outros ajudaram a entrar na casa, onde furtaram uma TV de 29 polegadas e outros pertences. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Aquidauana, onde os menores mudaram a versão e disseram que Halisson nada tem a ver com o furto, que apenas estava na casa do menor de 15 anos. Versão contestada pela testemunha que flagrou o fato e por uma outra pessoa que também presenciou Halisson saindo da residência. Os produtos de furto estavam na casa do adolescente de 15 anos, onde o pai autorizou a entrada dos policiais para retirar os objetos.

A princípio, o jovem de 20 anos foi colocado como testemunha do caso, mas se o Ministério Público Estadual entender que Halisson teve sim participação no furto, ele voltará a ser colocado como um dos autores.

Filho de peixe, peixinho é?

Halisson Matheus é filho de José Erasmo Campos da Silva, vulgo “tibiba”, bastante conhecido nas notícias policiais, por já ter sido preso com o filho do ex vice-prefeito de Aquidauana, Francisleno de Oliveira Alves, surpreendidos transportando 93 quilos de maconha. Flagrante aconteceu em julho de 2016, durante fiscalização da Polícia Militar de Nioaque, na BR-060, trevo que dá acesso a Guia Lopes da Laguna. Consta no site do Tribunal de Justiça que tibiba se encontra em liberdade provisória. Ele justifica que não sabia da droga e que apenas estava dando uma carona para o outro autor. Inclusive Erasmo foi vítima de um atentado no Nova Aquidauana, em julho de 2017, onde seu sobrinho, Leandro Campos da Costa, acabou morrendo. O crime pode ter sido um acerto de contas devido a prisão que sofreu em Nioaque, perdendo o carregamento de maconha, mas ele preferiu culpar policiais, alegando perseguição. A Corregedoria da PM apurou o fato e no final José Erasmo não conseguiu identificar precisamente nenhum militar.

Tibiba e Francisleno no momento da prisão por tráfico em Nioaque

Já em 17 de janeiro de 2019, tibiba foi preso novamente na companhia de ladrões de gado, quando foram interceptados enquanto empreendiam fuga da cidade de Aquidauana, a fim de fugir para Ponta Porã, pois sabiam que eram alvos de investigações na época e poderiam ser presos a qualquer momento. Ele estava dando fuga para os colegas, mas é claro que, na época também alegou que estava apenas dando uma carona. As investigações apontavam que tibiba tinha sim participação no crime de abigeato.

Erasmo era concursado na Prefeitura de Aquidauana, onde atuava como motorista do Conselho Tutelar, mas devido a tantos problemas criminais, foi exonerado.