Como fazer recadastramento de celular pré-pago na Anatel

Titulares de celular pré-pago precisam garantir que o cadastro junto à operadora está atualizado para não ter a linha bloqueada. A medida já vigora em todo o Brasil e faz parte de um projeto de padronização da base de dados compartilhada por ClaroOiTimVivo, Algar e Sercomtel, com chancela da Anatel. O objetivo é assegurar que todos os chips tenham um titular responsável, de modo a reduzir o risco de fraude.

Nas linhas a seguir, saiba o que é preciso fazer para manter o cadastro em dia. Vale ressaltar que titulares de planos pós-pagos não precisam fazer o recadastramento.

O órgão setorial SindiTeleBrasil explicou que as empresas de telefonia começaram a entrar em contato via SMS ou ligação com clientes que tinham endereço desatualizado ou outras pendências em abril de 2019, em prazo progressivamente estendido por todo o país. Quem ainda não atualizou deve realizar o procedimento para não perder acesso à linha pré.

Passo 1. Primeiro, é preciso descobrir quais operadoras detêm linhas pré-pagas ativas em seu nome. Para isso, basta acessar a ferramenta de consulta de linha pré-paga por CPF da Anatel e anotar as operadoras que aparecem na lista.

Portal Consulta Pré informa apenas quais operadoras têm uma ou mais linhas no CPF informado — Foto: Reprodução/Paulo AlvesPortal Consulta Pré informa apenas quais operadoras têm uma ou mais linhas no CPF informado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Portal Consulta Pré informa apenas quais operadoras têm uma ou mais linhas no CPF informado — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Em seguida, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da operadora e perguntar ao atendente se há pendência no cadastro. Segundo a SindiTeleBrasil, não é preciso se dirigir à loja física para obter o atendimento, pois todo o procedimento é realizado via telefone. Veja os números das prestadoras que participam da iniciativa de recadastramento.

Meios para realizar o recadastramento de pré-pago

Prestadora Central de Atendimento
Claro 1052
Oi 1057
Tim 1056
Vivo 1058
Algar 1055
Sercomtel 1051

Passo 3. Caso o atendente confirme a necessidade de atualização cadastral, o cliente deverá informar os seguintes dados: CPF, nome completo e endereço atual (incluindo CEP).