Um ônibus comercial foi interceptado hoje no posto fiscal conhecido como “Lampião Aceso”. Segundo as informações levantadas por este Correio, a Secretaria de Saúde foi informada que uma boliviana que teria havido contato com um paciente estava embarcada nesse veículo, com destino à Bolívia.

Após a interceptação, o veículo foi escoltado pelas autoridades policiais ao quartel de Bombeiros Militar de Corumbá, onde o secretário de Saúde Municipal Rogério Leite deu as devidas explicações aos passageiros:

“Nós tivemos uma pessoa que nos ligou, uma médica que atendeu essa paciente, pegou todo o histórico dela e falou para ela não viajar, não embarcar e avisou para ela não pegar esse ônibus, mas ela não obedeceu as recomendações”.

Segundo Dr. Rogério, a médica sabia do seu destino e ligou para a Saúde Municipal, para alertar que ela poderia ser uma possível contactante de uma pessoa que teve o diagnóstico de COVID-19 em São Paulo. Segundo Rogério:

“Isso que nós estamos fazendo é para a proteção de vocês e da família de vocês. Pra que vocês entendam o que aconteceu nos outros países, as pessoas não tinham esse cuidado, chegavam em casa e contaminavam todo mundo. Então isso é necessário”.

E o Secretário Municipal de Saúde completou:

“Eu peço perdão pela forma como aconteceu, porque a gente não tinha como contactar vocês, a notícia teve que ser desta forma, mas quero deixar bem claro para vocês o seguinte: vocês foram contactantes de uma provável suspeição de infecção.”

Rogério disse que fez a coleta dos exames da boliviana e que todos os eus dados foram enviados para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a passageira suspeita irá direto para a Bolívia – mas que todos os outros passageiros que estavam no ônibus deverão seguir um protocolo de isolamento:

“Todos os passageiros receberam um checklist, que deverá ser preenchido, com todas as informações de onde estiveram, com quem tiveram contato, qual foi o motivo da viagem. Isso é muito importante para que a gente possa rastrear uma possível disseminação da doença.”

O Secretário também explicou como funcionará o procedimento de isolamento dessas pessoas que tiveram contato com a passageira suspeita:

“Nós teremos os resultados dela em 48 horas. Nessas 48 horas o que manda o protocolo é que todos vocês fiquem em isolamento por pelo menos 7 dias. Nós pegamos o telefone de cada um de vocês e vamos manter contato nas próximas 24 horas para saber o estado de saúde de cada um de vocês. E assim que sair o exame dela, positivo ou negativo, nós entraremos em contato com vocês também, encerrando ou não o isolamento.”

(Fonte: Correio da Manhã – Video: Whats JNE)