Microsoft anunciou nesta terça-feira (24) que vai pausar por tempo indeterminado todas as atualizações dos grupos “C” e “D” das versões atualmente suportadas do Windows — o que inclui o Windows 10, o Windows 8.1 e diversas versões do Windows Server. Isso significa que apenas updates de segurança serão enviados aos usuários. A informação foi publicada na central oficial de mensagens do sistema operacional.

A medida começa a valer a partir de maio de 2020, o que significa que o calendário da empresa para abril deste ano continua valendo. As atualizações de segurança mensais, que são as do grupo “B”, serão mantidas para garantir a proteção de sistemas domésticos e corporativos — afinal, novas falhas em sistemas novos e antigos não param de surgir.

Isolamento social

O motivo da alteração é a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19): a empresa afirma que “avaliou as situação da saúde pública” e “compreendeu que isso tem impactado os consumidores”.

Como há muitos clientes trabalhando com os equipamentos de casa em regime de home office e sem acesso a serviços de manutenção ou profissionais especializados, é melhor garantir que o sistema operacional opere da melhor maneira possível, sem novos bugs e com apenas a segurança garantida.