Mato Grosso do Sul tem mais três casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com o boletim epidemiológico atualizado na tarde deste sábado (28), em coletiva de imprensa on-line com autoridades do Governo do Estado. Desta forma, a doença infectou 31 pessoas no Estado, no total.

Um dos casos confirmados nas últimas 24 horas foi em Campo Grande, um homem de 53 anos, que se encontra em isolamento domiciliar. A maneira como ele contraiu Covid-19 ainda está em investigação. Dourados teve as suas duas primeiras confirmações do novo coronavírus, um jovem de 21 anos, que teve contato com caso confirmado e está em isolamento domiciliar, e uma mulher de 52 anos, com histórico de viagem recente para São Paulo/Nordeste, internada na cidade.

Campo Grande contabiliza 25 casos de pessoas infectadas. Já no interior do Estado, são seis confirmações do novo coronavírus, sendo duas em Dourados e uma em Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Batayporã.

Casos suspeitos

No momento, há 47 casos suspeitos sendo investigados em Mato Grosso do Sul, dois deles em Aquidauana. A Secretaria Municipal de Saúde informou que deu negativo para Covid-19 o exame da jovem de 25 anos que tinha apresentado sintomas e procurado atendimento no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.

Ainda está sob apuração a causa da morte de uma mulher de 44 anos, na manhã desta sexta-feira (27). Sem histórico de viagem nas últimas duas semanas, ela teve sintomas e foi ao hospital de Aquidauana, mas o quadro acabou piorando com relação à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que é uma evolução grave da síndrome gripal. A paciente não tinha doenças crônicas.

O outro caso suspeito sendo investigado no município é um homem de 48 anos, portador de doença crônica, sem histórico de viagem. O paciente, ao apresentar sintomas, procurou atendimento médico e precisou ser internado. Ele está em isolamento hospitalar e aguardando o resultado do exame.

Além dos dois casos suspeitos em Aquidauana, são 13 em Campo Grande, seis em Dourados, três em Ponta Porã e Três Lagoas, dois em Fátima do Sul, Maracaju e São Gabriel do Oeste e um em Água Clara, Antônio João, Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Camapuã, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e Vicentina.

Todos os casos suspeitos têm as amostras encaminhadas para o Lacen/MS (Laboratório Central), em Campo Grande, que, após receber kits do Ministério da Saúde, passou a realizar os exames para o novo coronavírus. Os resultados ficam prontos no período entre 24 e 72 horas. Também são feitos exames para outros oito tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza.

Notificações

Desde o dia 25 de janeiro, são 449 notificações em Mato Grosso do Sul, das quais 371 foram desconsideradas para o novo coronavírus. Destas, 11 acabaram excluídas por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Outras 360 notificações foram descartadas após os exames darem negativo para Covid-19, incluindo quatro em Anastácio e quatro em Aquidauana.

A Secretaria Estadual de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos confirmados/suspeitos de Covid-19 diariamente. As informações divulgadas pela pasta representam os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

 

Fonte: Expresso MS