No último sábado encerrou o prazo, para quem deseja disputar às eleições em 2020, mudar de partido ou se filiar a um.

Conhecida como janela partidária, essa alternativa é para os eleitos em 2016 em uma sigla, ‘pular’ para outra sem o risco de perder o mandato, que segundo a legislação eleitoral, pertence ao partido, pelo menos nos primeiros três anos.

Em Aquidauana essa ‘dança’ das cadeiras mudou o cenário geopolítico, fazendo com que alguns partidos saíssem fortalecidos e outros ‘sofrendo’ algumas baixas.

O MDB, aliado do PSDB em Aquidauana nas últimas eleições, trabalha com a possibilidade de manter essa aliança no próximo pleito, indicando o vice da chapa para reeleição do prefeito Odilon Ribeiro, hoje quem ocupa esse cargo é Selma Suleiman, que optou em não mais integrar de forma ativa o cenário político da Princesa do Sul, ela que foi candidata a deputada estadual nas eleições de 2014, obtendo 5183 votos.

O partido sai deste período de filiações mais fortalecido e será o protagonista de uma grande mudança no cenário local, com a filiação do vereador Saliba que deixou o PDT e ingressou na legenda medebista, é sabido que o vereador era pré-candidato a prefeito e não escondia esse projeto desde que se elegeu em 2016 com 954 votos. Após intensa movimentação de bastidores, Saliba está entre os nomes que a sigla poderá indicar para integrar a chapa majoritária em 2020.

Com as mudanças na legislação que aboliu as coligações nas chapas proporcionais, o partido se prepara para disputar, com força, e conquistar de três a quatro vagas no Legislativo aquidauanense. Filiaram-se ao partido os vereador Anderson Meireles, eleito com 466 votos pelo PSB,  Nilson eleito pelo PSDB com 699 votos e a jornalista Daniele que disputou as eleições em 2014 para deputada federal obtendo mais de 12 mil votos pelo PSDB, além de vários nomes que disputaram às ultimas eleições e obtiveram um número considerável de votos e deverão se apresentar novamente para apreciação do eleitor.

No PSDB algumas alterações chamaram a atenção, o partido do governador ‘ganhou’ em suas fileiras a veradora Lenilda Damasceno que deixou o PDT onde foi eleita com 383 votos, a sigla conta ainda com Wezer Lucarelli eleito com 921 votos e que deverá disputar uma cadeira na Câmara Municipal, vereador Sebastiãozinho do Taboco que obteve 685 votos além dos secretários de Assistência Social Marcos Chaves e Humberto Torres, possíveis candidatos a vereança.

O vereador Valter Neves, que ingressava as fileiras tucanas há cerca de 20 anos, deixou o ninho e filiou-se aos 45’ do segundo tempo, ao PSD, que recebeu o reforço dos vereadores Edinho Grance, eleito com 463 votos pelo DEM e vereador Moacir Pereira que deixou o MDB onde foi eleito com 355.

O DEM recebe o reforço dos vereadores Cláudio Alviço e pastor Marcelo, eleitos com 458 e 470 votos respectivamente pelo PEN, já o vereador Agnaldo deixou o PDT e ingressou no PODEMOS, o vereador Bié permanece no SD.