Após denúncia de um consumidor que se sentiu prejudicado com preços abusivos de álcool em gel 70%, uma farmácia de manipulação foi autuada pelo Procon Campo Grande. Durante a fiscalização foi comprovado lucro de 80% sobre o produto.

Em meio a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, a procura por álcool em gel 70% aumentou, por ser recomendado para higienização eficaz das mãos. De acordo com a equipe do Procon Campo Grande, a Orgânica Farmácia de Manipulação, da avenida Mato Grosso, comercializava este tipo de produto com irregularidades nos preços.

O produto de 500 ml estava sendo comercializado por R$ 28,80 e o mesmo produto em embalagem de 60 ml por R$ 10,90. Segundo o órgão de defesa dos consumidores, assim como a denúncia que gerou esta autuação, os campo-grandenses devem denunciar quando se sentirem lesados por preços abusivos.

Em nota, a Orgânica Farmácia de Manipulação informou que a fiscalização aconteceu no dia 15 de abril e que não houve comprovação, por parte do Procon Campo Grande, de que o lucro ganho pelo produto fosse de 80%. “A empresa não apresentou sua defesa, muito menos os documentos comprobatórios. Ressalta-se que o preço do produto da farmácia não pode ser aferida pela interpretação única da margem do lucro bruto, na medida em que as despesas de comercialização (salários e encargos sociais, impostos e contribuições sociais, etc.) devem ser levadas em conta no preço final”, justifica o texto.