Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), projeto de lei que suspende o pagamento das parcelas do Fies durante a pandemia do novo Coronavírus. O texto agora segue para o Senado Federal.

Conforme a Agência Brasil, o texto prevê a suspensão do pagamento por dois meses prorrogáveis por mais dois meses. A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso de até seis meses. Deputados de partidos da oposição tentam ampliar a proposta para todos os estudantes que têm o financiamento.

O projeto de lei prevê a suspensão dos seguintes pagamentos:

Amortização do saldo devedor;  juros incidentes sobre o financiamento; quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos;  pagamentos eventualmente devidos pelos estudantes beneficiários e pelas mantenedoras das instituições de ensino superior (IES) aos agentes financeiros para saldar multas por atraso de pagamento e gastos operacionais com o P-Fies ao longo dos períodos de utilização e de amortização do financiamento.

Na votação desta terça, deputados aprovaram a possibilidade de que os profissionais da área de saúde atuantes no enfrentamento ao novo coronavírus que foram financiados pelo Fies também tenham direito à suspensão do pagamento. Cerca de 800 profissionais devem ser beneficiados com a medida.

Fonte: TopMídiaNews