A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana finalizou nesta terça-feira, 05, a contabilização dos números de visitantes no município, registrados no controle sanitário nos dias 1º, 02 e 03 de maio, alusivo ao feriado prolongado do Dia do Trabalhador.
Neste período, 1º a 03 de maio, Aquidauana recebeu 3.990 visitantes, sendo 3.920 de cidades sul-mato-grossenses, 01 visitante da Índia e mais 69 pessoas de 10 estados distintos: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os números apontam que as pessoas não estão considerando a gravidade de transmissão do coronavírus e intensificando as viagens, com destino ao município de Aquidauana onde até o momento não há registro de casos confirmados e nem suspeitos de Covid-19.
Se comparada a 1ª barreira de controle sanitário na Semana Santa com a desse final de semana do feriado do trabalhador, o aumento na quantidade de visitantes é de 281,4%. Do feriado prolongado passado (Tiradentes) para esse último, o aumento foi de 30,7% no percentual de visitantes em Aquidauana.
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco em reunião com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, analisou os dados do controle sanitário e afirmou que o cenário encontrado em Aquidauana nesse feriado só reforça o que o Governo do Estado anunciou que as pessoas estão ignorando o isolamento social.
“Por Aquidauana ainda não estar com casos confirmados, parece que nossa cidade se tornou mais do que nunca atrativo turístico e destino de viajantes nessa pandemia. São números alarmantes, ficamos ainda mais preocupados! Temos nossas equipes de saúde da prefeitura trabalhando dia e noite na prevenção, sem baixar a guarda para monitorar quem chega aqui”, completou a secretária Cláudia.
Todos que chegaram de fora na cidade e que eram abordados nas barreiras foram devidamente cadastrados, tiveram o veículo desinfectado, aferida a temperatura corporal de todos os passageiros do veículo, receberam orientação para prevenção ao coronavírus e caso alguém apresentasse sintomas de Covid-19 era orientado à buscar atendimento médico e quarentena.
Nos três dias de controle sanitário do feriado do trabalhador, a Prefeitura de Aquidauana contou com cerca de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, militares do 9º Batalhão de Engenharia e Combate, policiais militares do 7º BPM e bombeiros do 1º SGBM de Aquidauana.
PÓS-BARREIRA
As barreiras de controle sanitário terminaram no domingo, 03, mas a equipe interna da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Aquidauana continua até os próximos dias o monitoramento dos visitantes para saber se alguém apresentou sintomas respiratórios e gripais, como é o protocolo de prevenção ao Covid-19.
“O nosso serviço de controle sanitário em Aquidauana não termina com as barreiras nas ruas. Na SESAU continuamos por um período de dias ligando e monitorando os visitantes, para saber se ainda estão em Aquidauana, quando foram/irão embora, com quem tiveram contato e, principalmente, se não estão com sintomas respiratórios ou de coronavírus”, explicou a enfermeira Daniele Garcia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Na próxima quinta-feira, 07 de maio, os membros e instituições do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana se reunirão novamente para debater os dados da última barreira sanitária e discutir novas decisões de combate e prevenção ao Covid-19 em Aquidauana.
NO ESTADO
Conforme noticiou o Governo do Estado, “metade dos sul-mato-grossenses teve feriado de vida ‘normal’, ignorando o isolamento”, onde a enxurrada de informações sobre a gravidade do novo coronavírus, e as orientações de autoridades que conhecem a estrutura de saúde do Estado para prevenir o contágio, parecem estar causando efeito contrário.
O fato de o Estado ser o segundo menor em número de casos do País, até o momento, de 62% do total de infectados não estarem mais apresentando sintomas, e a taxa de ocupação de leitos de UTI por pessoas que contraíram a Covid-19 em Mato Grosso do Sul ser baixa, não garante que daqui a duas ou três semanas a situação se mantenha sob aparente controle. A transmissão comunitária existe e não é possível saber quem tem o vírus ou não. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que mesmo com toda estruturação para enfrentar o vírus, pede conscientização das pessoas para enfraquecer a curva de novos casos que continua ascendente.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que conforme o mapeamento de geolocalização, na sexta-feira (1/5), o distanciamento social do sul-mato-grossense foi de 45,8%, no sábado (2/5) subiu para 56,1%, e o domingo (3/5) registrou nova queda com adesão de apenas 47,9% da população.
Fonte: AGECOM