Beneficiários do auxílio emergencial em Mato Grosso do Sul já podem usar o socorro do governo federal sem precisar enfrentar as imensas filas para saque nas agências da Caixa. Ferramenta já disponível em mercadinhos, conveniências, farmácias, hortifrútis, entre outros segmentos, permite o débito do auxílio direto na maquininha de cartão do estabelecimento.

A alternativa foi disponibilizada pela Rede Tendência, que soma 6 mil pontos de venda em todo o Estado. Pequenos comerciantes nos bairros foram os primeiros a ter suas maquininhas habilitadas para a transação.

O pagamento é simples. Ao invés de sacar o dinheiro na agência, o contemplado pelo auxílio emergencial baixa o aplicativo Caixa Tem e, por ele, gera um cartão virtual, com número, data de validade e código de verificação.

Nos locais habilitados pela Rede Tendência, devidamente sinalizados com adesivos e banners, o beneficiário informa que vai pagar com o auxílio emergencial. O lojista seleciona a opção direto na maquininha, onde também informa valor da compra, CPF do cliente e código de verificação dinâmico, gerado na hora pelo aplicativo Caixa Tem.

No primeiro uso, é necessário digitar também número do cartão virtual e data de validade. Aprovada a transação, o valor é debitado diretamente do saldo disponível.

Pelo menos mil pontos de venda já aceitam o serviço. Até segunda-feira (11), praticamente todos os 6 mil parceiros da Rede Tendência nos 79 municípios do Estado já estarão habilitados.

Num segundo momento, a facilidade deve ser expandida para 100 mil pontos de venda, espalhados em pelo menos 4 mil municípios brasileiros.

Os lojistas são informados da nova opção por meio de mensagens transmitidas para as maquininhas de cartão, bem como pelos 40 representantes da empresa que visitam os estabelecimentos conveniados.

Os clientes que hoje compram recargas de celular usando as máquinas da Rede Tendência também são avisados, por meio do comprovante de pagamento, da possibilidade de fazer compras com auxílio emergencial sem precisar sacá-lo.

Fonte: Campo Grande News