O drive-thru implantado em Campo Grande e, posteriormente, em Três Lagoas e Dourados, inicia as atividades em Corumbá, conforme já havia anunciado pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Segundo Resende, a expansão da iniciativa, na qual Mato Grosso do Sul é pioneiro, é oportuna no atual cenário. “O aumento no número de testagens nos dará maior dimensão da circulação da doença no Estado e reforçará às estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia”.

Do mesmo modo que nas outras cidades, o drive-thru funciona da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid da cidade (em Corumbá os telefones são 6798472 8850; 984674573 ou 984732408), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal como febre, coriza, dor na garganta, entre outros.

São 20 coletas ao dia, sendo que os atendimentos são realizados na segunda, quarta e sexta, no SAMU – Rua N.Sra. da Candelária, s/nº, bairro Universitário e na unidade de saúde localizada na Rua Colombo s/n ao lado do Hemonúcleo, para as pessoas que não possuem automóvel.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central, o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Coronavírus – A população de Corumbá e de Ladário poderá, a partir de hoje, tirar as dúvidas sobre a doença através do Disk Coronavírus Corumbá. Comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os atendimentos são das 8h às 18h, todos os dias da semana, inclusive aos feriados, oferecendo a população da região de Corumbá e Ladário, os serviços de orientação e esclarecimento de dúvidas à população sobre o coronavírus (COVID-19) e agendamentos para testagem RT PCR no Drive Thru Corumbá.

Os telefones de atendimentos são:  67 98472-8850; ‎67 98467-4573 e 67 98473-2408