Aconteceu durante a manhã desta terça-feira, 12, uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana, com a presença dos prefeitos de Aquidauana, Odilon Ribeiro e de Anastácio, Nildo Alves de Albres, para discussão sobre a adoção e reforço às medidas de prevenção e combate ao Covid-19, inclusive com ações conjuntas entre Anastácio e Aquidauana, para enfrentar esse período de pandemia.
A partir de sábado, dia 16 de maio, será obrigatório o uso de máscaras para toda a população ao sair de casa. Essa decisão será oficializa em decreto pelos dois municípios. O prazo até sábado é para que as pessoas possam de preparar na confecção e aquisição de suas máscaras.
Em Aquidauana, também serão reforçados em decreto municipal o toque de recolher e os horários de funcionamento para os estabelecimentos comerciais diurnos e noturnos, em consonância com aos sindicatos e ACEA.
Em decreto também será regulamentado o horário para funcionamento de bares e conveniências em Aquidauana, os quais tem sido alvos constantes de denúncias e reclamação à Vigilância Sanitária e à Polícia Militar por conta da alta aglomeração de pessoas e desrespeito ao toque de recolher e às medidas de prevenção e higienização.
As Secretarias Municipais de Saúde de Aquidauana e de Anastácio devem ainda esta semana se reunirem com as equipes técnicas para organizarem as barreiras de controle sanitário permanentes nas entradas dos trevos de Anastácio, que, consequentemente, dá acesso à Aquidauana.
Fonte: AGECOM