A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com as equipes das escolas municipais e centros municipais de educação infantil, após a preparação dos materiais, iniciou essa semana distribuição das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).
A adoção de atividades não presenciais, com auxílios de kit escolar, livros didáticos, multimodalidades, videoaulas, apostilas e outros recursos pedagógicos, está sendo feita por toda a rede municipal para atender cada público específico.
A Rede Municipal de Ensino de Aquidauana (REME) conta com 23 unidades escolares e 09 extensões, totalizando 32 espaços escolares, que juntos atendem 5.440 estudantes. Aquidauana tem um cenário educacional diversificado na REME, com unidades escolares urbanas, rurais, distritos, pantanal e aldeias.
Segundo explicou a Profª Ana Rita Marques, chefe de gabinete da SEMED, as atividades serão enviadas quinzenalmente aos alunos, eles farão os estudos e atividades propostas, deverão devolver no prazo estabelecido pelos professores para que os docentes deem as devolutivas e realizem as correções e envio de novas atividades.
Já estão sendo entregues as APNP’s da primeira quinzena, correspondente aos dias 25/05 a 08/06 e elas deverão ser devolvidas para correção até o dia 08 de junho. Na sequência, serão entregues outros roteiros de atividades para a segunda quinzena de 08/06 a 22/06 e, assim, sucessivamente enquanto permanecer a suspensão das aulas presenciais na REME.
Estão sendo entregues as APNP’s nos CMEI’s e escolas municipais de toda a REME.  Onde as escolas não conseguiram atender através das mídias digitais, as APNP’s estão sendo entregues impressas, como é o caso dos alunos das fazendas e assentamentos.
“Foi disponibilizado o transporte da SEMED para levar nas áreas mais distantes. Quem ainda não recebeu as atividades, as escolas estão organizando cronograma e escala para que os pais possam buscá-los”, informou a Profª Ana Rita.
Aos pais que ainda não foram contactados, a SEMED solicita que eles devem procurar a escola para mais informações e, também, para atualizarem o número do seu telefone ou e-mail para receberem as orientações e as atividades pedagógicas de seu filho.
A secretária municipal de Educação, Profª Ivone Nemer explicou que as equipes das escolas estão à disposição dos pais e alunos. “Estamos priorizando enviar as atividades para os nossos alunos através das mídias digitais ou roteiro com planejamento para utilização dos materiais didáticos que seriam utilizados em sala de aula. Mesmo para aqueles que não possuem esses recursos tecnológicos, a SEMED, por meio do Núcleo Pedagógico, está orientando e acompanhando as escolas no planejamento e entrega das APNPs, num esforço conjunto para fazer chegar o conteúdo até o aluno”, detalhou a secretária Ivone.
Nas unidades escolares, a SEMED tem orientado aos profissionais da educação para que reforcem aos pais as orientações de prevenção ao coronavírus, principalmente, de manter o distanciamento social para evitar a disseminação do vírus, uso de máscaras e higienização constante das mãos.
Em nota, a SEMED afirma aos pais e alunos: “Neste momento de pandemia, precisamos contar com a ajuda e o apoio da família. A união e colaboração neste momento é muito importante, juntos somos mais fortes. Sejamos solidários uns com os outros, pais, profissionais da Educação e alunos. Logo isso tudo vai passar!”.
SERVIÇO – Qualquer dúvida os alunos maiores de 18 anos ou os pais poderão entrar em contato com as escolas, elas estão abertas das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira ou, se preferirem, procurar a SEMED via telefone: 67 – 3240-1400, ramal 1500.
FONTE: AGECOM