A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana informa que foram liberados 08 resultados das 21 amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de cidadãos aquidauanenses, considerados casos suspeitos de Covid-19. Restam ainda no Lacen, 13 amostras para análises, nesta quarta-feira, 17.

Hoje, 17, Aquidauana tem 08 novos resultados de exames de Covid-19, sendo 07 negativos e 01 positivo. Este é o segundo caso positivo de coronavírus em Aquidauana, o paciente é do sexo masculino, 40 anos, passou mal na semana passada, procurou atendimento médico, passou pela triagem do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.

Como o paciente nos últimos três dias apresentou sintomas gripais, a Vigilância Epidemiológica foi acionada e no domingo, 14/06, fizeram a coleta para exame de coronavírus RT-PCR (que não é teste rápido) e enviaram ao Lacen para análise, que resultou em positivo para coronavírus.

Os sintomas do paciente de 40 anos, que está internado, se agravaram durante todo o decorrer de ontem, terça-feira, e ele precisou ser transferido para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dentro do Hospital Regional de Aquidauana e está sendo assistido pela equipe médica, conforme demanda o protocolo de coronavírus. Este 2° paciente positivo não tem relação com o 1° caso positivo, não tiveram contatos.

Com o resultado do exame do Lacen, informando que o paciente é positivo de Covid-19, a equipe médica está monitorando e avaliando o quadro de saúde do mesmo e toda a equipe da unidade hospitalar está redobrando os cuidados de prevenção, inclusive, reforçando os protocolos de acesso ao hospital, para evitar contaminações.

É importante esclarecer que não foram realizados exames de contraprovas no homem de 59 anos, que é o 1º caso positivo para Covid-19, ele é assintomático, está em casa em isolamento, cumprindo as orientações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os resultados dos exames da família e da rede de contatos do senhor de 59 anos ainda estão no Lacen para análise. Devido à grande demanda de exames de todos os municípios no Lacen, as análises e resultados das outras 13 amostras ainda não foram liberados pelo Lacen para a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana. (AGECOM)