Blood sample with respiratory coronavirus positive

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana informa que o município registra o segundo caso de Covid-19 no município. O paciente é do sexo masculino, 40 anos, passou mal na semana passada, procurou atendimento médico, passou pela triagem do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.

Como o paciente nos últimos três dias apresentou sintomas gripais, a Vigilância Epidemiológica foi acionada e no domingo, 14/06, fizeram a coleta para exame de coronavírus RT-PCR (que não é teste rápido) e enviaram ao Lacen para análise, que resultou em positivo para coronavírus.

Os sintomas do paciente de 40 anos, que está internado, se agravaram durante todo o decorrer de ontem, terça-feira, e ele precisou ser transferido para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dentro do Hospital Regional de Aquidauana e está sendo assistido pela equipe médica, conforme demanda o protocolo de coronavírus. Este 2° paciente positivo não tem relação com o 1° caso positivo, não tiveram contatos.

Com o resultado do exame do Lacen, informando que o paciente é positivo de Covid-19, a equipe médica está monitorando e avaliando o quadro de saúde do mesmo e toda a equipe da unidade hospitalar está redobrando os cuidados de prevenção, inclusive, reforçando os protocolos de acesso ao hospital, para evitar contaminações.

Primeiro caso

A Secretaria também esclarece que não foram realizados exames de contraprovas no homem de 59 anos, que é o 1º caso positivo para Covid-19, ele é assintomático, está em casa em isolamento, cumprindo as orientações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os resultados dos exames da família e da rede de contatos do senhor de 59 anos ainda estão no Lacen para análise. Devido à grande demanda de exames de todos os municípios no Lacen, as análises e resultados das outras 13 amostras ainda não foram liberados pelo Lacen para a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana.