O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que um novo decreto municipal com mudanças no funcionamento do comércio para barrar o coronavírus em Campo Grande. As novas regras devem mudar a rotina dos campo-grandenses, principalmente durante o fim de semana, e é preciso ficar atento para saber o que fecha e o que pode continuar aberto na Capital.

Conforme decreto publicado no fim da manhã desta quarta-feira (15), comércios do Centro, shoppings, academias, salões de beleza, entre outros, não funcionarão no fim de semana, entre 18 a 31 de julho. Durante a semana, o horário de funcionamento nestes locais fica entre 9 e 17 horas, com máximo de 30% da capacidade no interior do estabelecimento. Vale ressaltar que o toque de recolher está mantido e só é permitido circular nas ruas da Capital até as 20 horas.

Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente, como supermercados, farmácias, estabelecimentos de atendimento de saúde, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos. O que quer dizer que estes locais não precisam fechar no fim de semana e também não precisam obedecer o toque de recolher, eles podem funcionar em horário estabelecido em seus alvarás de localização e funcionamento.

Também podem funcionar os serviços de infraestrutura, como fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet; atividades relacionadas à cadeia de resíduos; postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias; atendimento médico veterinário e segurança particular.

Para quem está preocupado com a refeição do fim de semana, pode ficar tranquilo: os restaurantes podem funcionar com os serviços de entrega – mesmo depois das 20 horas.

Para os trabalhadores, mesmo com o comércio fechando às 17 horas, não é preciso se desesperar. Os funcionários têm tempo para chegar em casa com tranquilidade, já que os ônibus continuam circulando até as 21h30 na Capital – depois deste horário, só entram no veículo os trabalhadores do serviço essencial, como saúde, farmácias e supermercados. No fim de semana, o transporte coletivo só poderá atender usuário que comprove ser trabalhador dos serviços  essenciais. Mesmo com as novas regras, o Consórcio Guaicurus ainda não tem previsão de mudanças no funcionamento dos ônibus na Capital.

Quem desobedecer, poderá ter estabelecimento lacrado

Comércios e estabelecimentos que desrespeitarem o novo decreto sobre horário de funcionamento, que ainda será publicado pela Prefeitura de Campo Grande, terão os locais lacrados por três dias – medida que endurece em eventual novo descumprimento.

“Estamos intensificando a fiscalização. Peço sua ajuda, sua colaboração, denuncie quem não respeitar, por favor use a máscara, lave as mãos, consuma em estabelecimentos que estão seguindo regras de biossegurança. Só juntos vamos vencer”, diz o prefeito.

Fonte: Midiamax