Aquidauana registra nesta terça-feira, 21, 34 casos confirmados de Covid-19. Desses novos casos, 29 indígenas que moram nas aldeias, entre elas 06 crianças e outras 5 pessoas na área urbana. Nesta segunda-feira, 20, o município havia registrado 10 pacientes testados positivo para o novo coronavírus.

O boletim municipal ainda informa que há 159 amostras no Lacen para testes, ou seja, casos suspeitos.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, até o momento, Aquidauana tem 81 casos confirmados, sendo 02 óbitos, 10 casos recuperados e 69 casos ativos. Dos 69 casos ativos, 06 estão hospitalizados e todos são indígenas, atendidos no Hospital Regional de Aquidauana, sendo 05 internados nos leitos clínicos e 01 na UTI.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana está com as equipes atendendo 24 horas por dia, em escalas, fazendo testagens na população local e dando suporte à equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) nas aldeias de Aquidauana, com logística para transporte dos pacientes e envio das amostras coletadas nas aldeias para o Lacen, distribuição de EPIs (máscaras, álcool, luvas e e outros).

A Prefeitura de Aquidauana, com suporte das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, está montando uma estrutura para auxiliar no isolamento dos casos positivos dentro das aldeias, utilizando os espaços das escolas municipais indígenas, que estão sendo adequadas para o isolamento dos pacientes positivos que não precisarem de internação hospitalar.