A Prefeitura de Aquidauana por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SECTUR) e Planejamento, Habitação e Urbanismo (SEPLAN) iniciará um projeto de engenharia para dar mais segurança aos turistas e visitantes que se deslocam até o Morro do Paxixi, no distrito de Camisão, um dos mais belos pontos naturais turísticos da região.

O projeto, respeitando o meio ambiente e evitando degradação, será elaborado contendo a instalação de ‘guard rail’ – proteção metálica – em diversos pontos da estrada de acesso ao Paxixi; os 5 quilômetros da estrada até o morro serão melhorados e recuperados, com área de escape em pontos específicos; construção de ‘deck’ no mirante do Paxixi e instalação de proteção no acesso às cachoeiras e no morro, para evitar acidentes, já que muitas pessoas, se arriscam no morro e chegam a ficar próximas do precipício, na tentativa de descer nas cachoeiras.

No último final de semana, uma equipe da SECTUR acompanhados dos secretários Clóvis Pacheco (Cultura e Turismo) e Ronaldo Ângelo (Planejamento), fez uma visita técnica ao Morro do Paxixi, com finalidade de medições, registros fotográficos e coleta de dados para a elaboração do projeto.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Clóvis Pacheco, explicou que a Administração Municipal tem uma preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos turistas e visitantes, “pois o Morro do Paxixi está sendo muito visitado e contemplado”.

“Também incluiremos no projeto, a construção de uma guarita com receptivo para informações aos turistas e visitantes. Com o projeto em mãos, vamos atrás dos recursos, emendas e parceiros para construção e melhorias no belo ponto turístico da nossa cidade”, explicou o secretário Pacheco.

MANUTENÇÃO IMEDIATA – Com as últimas chuvas e enxurradas, vários pontos da estrada de acesso ao Morro do Paxixi estão danificadas e esburacadas. De imediato, a Prefeitura de Aquidauana, com uma equipe e maquinários da Secretaria Municipal de Obras, estará fazendo nos próximos dias a manutenção e limpeza da estrada do Paxixi. (AGECOM)