A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, diante do avanço da pandemia de coronavírus dentro das aldeias de Aquidauana, ampliará o suporte de saúde aos indígenas. A informação foi confirmada pelo prefeito Odilon Ribeiro e pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza, em reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana, na tarde desta terça-feira, 21.

“Nas aldeias o vírus tem avançado rapidamente e o trabalho das nossas equipes de saúde está intenso tanto na cidade, quanto nas aldeias. Eles trabalham 24 horas por dia. Ampliamos as testagens da população na cidade e vamos ampliar nas aldeias. A SESAI é responsável pela saúde indígena, mas estão em situação caótica para atenderem sozinhos todas as aldeias com uma equipe pequena. A nossa gestão, as nossas equipes, a Prefeitura de Aquidauana não vamos fechar os olhos para esse problema, já estávamos ajudando e vamos ampliar mais esse suporte dentro das aldeias”, afirmou o prefeito Odilon.

Na reunião, os membros do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana debateram, votaram e aprovaram o pedido da Administração Municipal para que a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana possa aplicar recursos recebidos pelo município de Aquidauana para atendimento à saúde indígena, ainda que esses atendimentos sejam de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

A Prefeitura de Aquidauana já tem disponibilizado testes e exames para os indígenas, equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – dentre eles: luvas, máscaras, protetores faciais, álcool em gel, álcool 70º -; realização de treinamentos com as equipes das aldeias; doação de alimentação para os indígenas que atuam nas barreiras sanitárias no Distrito de Taunay e na região do Limão Verde; estrutura física para as barreiras; suporte de profissionais de saúde e ambulâncias municipais para atendimento nas aldeias.

Conforme a SESAU e o Conselho Municipal de Saúde apuraram, a maior dificuldade da SESAI no atendimento às aldeias, até o momento, tem sido as pessoas cumprirem o isolamento e obedecerem o distanciamento social, também estão com dificuldades para adquirir EPIs, transporte para atender todas as aldeias e, também, estão com deficit de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), em quantidade suficiente, para atendimentos em todas aldeias, tanto profissionais de nível médio quanto superior.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na reunião, foram expostos dados de que até o momento, a SESAI disponibiliza apenas um médico e duas enfermeiras para atender todas as aldeias de Aquidauana e que eles ainda enfrentam problemas com veículos para deslocamento entre as aldeias.

O prefeito Odilon Ribeiro relatou que as lideranças indígenas tem “clamado por socorro” à SESAI, DSEI, ao Governo Federal, Governo do Estado e ao município e que, da parte, da Prefeitura de Aquidauana, o suporte da saúde municipal já será ampliado nas aldeias a partir desta quarta-feira, 22. “A partir desta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento enviará 03 equipes com médicos e enfermeiros para dar suporte nos atendimentos nas aldeias”, completou o prefeito.

TESTAGENS – Sobre a quantidade de testagens na comunidade indígena, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os indígenas estão sendo testados em testes rápidos e estão sendo feitas as coletas de amostras SWAB (RT-PCR) enviadas pela Saúde Municipal para testes no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

ISOLAMENTO – A recomendação médica para quem é caso suspeito/confirmado nas aldeias é de cumprirem rigorosamente o isolamento domiciliar para aqueles que não necessitarem de internação hospitalar e quem necessitar de internação é encaminhado para o Hospital Regional de Aquidauana “Dr. Estácio Muniz”.

CONSELHO DE SAÚDE – O Conselho Municipal de Saúde é presidido por Caio Leônidas e tem 16 membros titulares, sendo eles, representantes de entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS, representantes dos trabalhadores em saúde, congregados em Fórum único das classes de trabalhadores da saúde do município e membros dos prestadores de serviços ao SUS, privados e/ou públicos.

“Todos nós estamos envolvidos no enfrentamento a pandemia. Nos reunimos aqui para deliberar sobre decisões importantes que podem ajudar a salvar vidas e ajudar a prefeitura de Aquidauana nos atendimentos de saúde diante desse crescimento dos casos da Covid-19 na cidade e nas aldeias. Aqui é preocupação é salvar vidas”, afirmou Caio.

Fonte: AGECOM