A prefeitura de Aquidauana já finalizou a licitação para a compra do Castramóvel, com recursos liberados por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Fernandes, que é médico veterinário, e sempre deu atenção a causa animal. Já o município irá disponibilizar os profissionais capacitados para os atendimentos.

A notícia foi muito comemorada por defensores da causa animal, profissionais da saúde e tutores, mas boa parte da população ainda não sabe o que é e como funciona um castramóvel.

A unidade itinerante de castração, ou Castramóvel, pode ser um ônibus, um trailer ou uma van que percorre principalmente os bairros carentes de uma cidade levando o serviço de castração de cães e gatos gratuitamente. É praticamente uma clínica veterinária móvel, toda equipada e com profissionais para a realização das pequenas cirurgias.

Um levantamento feito pelo JNE mostrou que os valores da castração podem chegar até R$ 400,00, um valor alto para pessoas que dependem de um salário mínimo ou aposentadoria, ainda mais considerando a possibilidade dessas pessoas terem vários animais em casa, o que multiplicaria esse valor.