Nesta quarta-feira, 05, o prefeito Odilon Ribeiro participou de uma reunião de alinhamento estratégico para atuação das equipes de saúde e apoio do Estado na ação integrada de atendimentos médicos nas aldeias de Aquidauana, nos dias 06 a 08 de agosto, com previsão também para continuar na próxima semana.
A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, com a participação do secretário estadual Geraldo Resende e os deputados federais Vander Loubet e Rose Modesto e o secretário especial nacional de Saúde Indígena, Cel. Robson Silva Santos, do Ministério da Saúde.
Robson Santos pontuou que a SESAI nacional reconhece as fragilidades e a situação em que está a SESAI de MS e afirmou que é a primeira vez que a SESAI nacional vê uma prefeitura abraçar os atendimentos indígenas em situação de emergência de saúde, como a Prefeitura de Aquidauana está executando, com intervenção médica de 03 equipes ajudando a SESAI dentro das aldeias.
“A SESAI de MS ao longo dos anos tem passado por dificuldades, mas já estamos organizando e entrando com apoio para regularizar essa situação, para melhorar a assistência de saúde aos indígenas”, frisou o Cel. Robson Silva.
Conforme informou o secretário Geraldo Resende, o Governo do Estado já estará enviando uma remessa de EPIs, dando suporte para a Prefeitura de Aquidauana e SESAI para ajudar a mitigar a pandemia de Covid-19 dentro das aldeias e no município de Aquidauana, para que ter o menor número de casos e de mortes.
“Encontramos esse apoio do prefeito Odilon e de toda a sua equipe da prefeitura, que de pronto colocou mais profissionais e que estão preocupados, devotados em salvar a população. Juntos, estamos comprometidos, faremos o máximo de esforço no combate ao vírus e esperamos que nos próximos dias tenhamos uma diminuição nos casos em Aquidauana “, afirmou o secretário Geraldo Resende.
“Foi uma reunião muito produtiva e saímos com um bom entendimento para atender as famílias indígenas. Vamos trabalhar juntos para deter o coronavírus, cada um fazendo o que pode para deter essa doença que afeta todos os municípios, o Brasil e o mundo. Essa parceria SESAI, Exércio, Prefeitura e Governo do Estado está fazendo as coisas acontecerem e o socorro chegar à população. É hora de ser parte da solução e não do problema”, finalizou o prefeito Odilon.
O atendimento médico será prestado dentro das aldeias, evitando o deslocamento dos indígenas para a zona urbana de Aquidauana. Haverá também a testagem em massa dos indígenas, para ajudar no diagnóstico da infecção causada pelo novo coronavírus e conforme os médicos examinarem
e avaliarem, os indígenas receberão tratamento para os sintomas leves da doença e orientação sobre medidas profiláticas e uso de EPI para o enfrentamento da pandemia.
 Reunião também aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde

Fonte: AGECOM