Em reunião da Administração Municipal, com os comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e com a Comissão de Controle Sanitário (CCS-MS), do Governo do Estado, ficou alinhado a organização e funcionamento de novas barreiras sanitárias na Ponte Nova, Ponte Velha e manter a barreira sanitária no Distrito de Piraputanga.

A reunião aconteceu no final da manhã de hoje, 10, no gabinete do prefeito Odilon Ribeiro, com a participação também da presidência do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

A partir deste final de semana iniciarão as 03 barreiras sanitárias educativas. Nas pontes as barreiras serão de segunda-feira a domingo e em Piraputanga de sexta-feira a domingo, iniciando neste final de semana e sem previsão de encerramento.

As barreiras sanitárias terão foco educativo e, também, caso passe pela barreira cidadãos, que por ventura, estiverem em situação de casos suspeitos ou positivos, serão orientados para atendimento médico.

Conforme alinhado com a Comissão do Controle Sanitário do Estado, para reforçar as equipes de Saúde nas 03 barreiras, os servidores municipais de outras secretarias serão escalados, treinados e trabalharão com EPIs nas três barreiras sanitárias.

O coronel Hugo Djan, do Corpo de Bombeiros Militar, presidente do CCS-MS informou que as forças de segurança pública do Estado também darão suporte nas barreiras e reforçarão o trabalho de fiscalização.

“É preciso que a população colabore e sigam as medidas de segurança em saúde. O Estado estará com as forças de segurança pública nas ruas e nas barreiras para ajudar e fiscalizar. As medidas de prevenção ao coronavírus são essenciais e determinadas baseadas em números e em estudos técnicos, para que possamos diminuir a contaminação e salvar vidas. O Controle Sanitário Estadual está somando com a Prefeitura de Aquidauana no enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o cel. Hugo Djan.

O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu ao apoio e suporte técnico da Comissão de Controle Sanitário do Governo do Estado e destacou que “as ações da prefeitura com a saúde, as forças de segurança e o CCS são uma força-tarefa sanitária, de educação em saúde e são um alerta para a população aumentar a prevenção”.

“Precisamos que a nossa população, de todos os setores da sociedade, do comércio até as igrejas, ‘vistam a camisa da prevenção’ e nos ajude a salvar vidas, diminuir o grau de contaminação, aumentarmos o isolamento social para diminuir a circulação do vírus e vencermos essa pandemia”, destacou o prefeito.

COMÉRCIOS – Em data a ser confirmada será realizada uma reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, Sindicato do Comércio Verejista e com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, para alinhamento de ações efetivas e orientação das medidas de segurança em saúde no enfrentamento ao coronavírus em Aquidauana.