Prepare casaco, edredom, cobertor e tudo mais que te proteja do frio. Conforme meteorologistas, a partir desta quinta-feira (20) para o final de semana pode ter até temperatura negativa em Mato Grosso do sul, e possibilidades de geada em diversas cidades. Em alguns municípios da região sul do Estado, pode chegar a -1°C.

O meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, explicou ao Campo Grande News que o tempo começou a mudar já na noite desta quarta-feira, mas a massa de ar polar “de grande intensidade e extensão”, que se aproxima do Brasil pela região sul, chega a Mato Grosso do Sul na sexta, como fenômeno inédito.

“Há 50 anos eu olho para o céu e, se isso se concretizar, será uma grande novidade para mim. Será a primeira vez no século 21, agosto não tem esse frio”, comentou Natálio à reportagem.

O mesmo acontece no extremo sul do Estado, principalmente em Amambai e municípios como Maracaju, Dourados, Ponta Porã.

“Quanto mais alta a pressão, o ponto de congelamento será maior. Significa que o frio será forte. É uma massa de ar poderosa”, classifica Natálio.

Frio de agosto – Conforme explica o meteorologista, o oitavo mês do ano costuma registrar temperaturas mais baixas, mas não como está previsto. “Atingiu a gente de surpresa.

O inverno começa em junho, significa que os raios solares estão em inclinação máxima em junho e começo de julho, por isso que na climatologia do Estado, sempre teve frio nestes dias. Agora está vindo em agosto. É totalmente atípico e fora de questão. Neste mês tem friozinho de 10°C, no máximo”.

Ainda conforme o meteorologista, as temperaturas mais baixas permanecem até, pelo menos, segunda-feira (24). Depois disso, a máxima começa a subir em Mato Grosso do Sul.