O Instagram que conta história de mulheres, o ‘mulheres inumeráveis’, contou neste domingo, 23, o drama da médica do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, Maria de Fátima, ao contrair Covid e parar na UTI, confira:

 

De maneira tardia, mas com muita determinação, Maria de Fátima, moradora da cidade de Anastácio, começou a cursar medicina aos 42 anos. Longe da família, das netas, Fatty, como é carinhosamente conhecida, atualmente com 57 anos, já era enfermeira, mas resolveu realizar seu sonho de infância, que era ser médica. Foram 6 anos longe, visitando a família apenas 1 vez ao ano, para economizar, tempos difíceis, porém a realização de um sonho!

Agora como Dra Fatty, voltou e começou a trabalhar em Anastácio e Aquidauana (cidades gêmeas) separadas por um rio, até que começou a atender no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, Unidade Hospitalar em Aquidauana que também recebe pacientes de outros municípios. O sonho virou realidade! Atendimento ambulatorial, levando pacientes na “vaga zero” para Capital, aquela rotina tão esperada, e assim Fatty exercia sua profissão até a chegada da tão temida pandemia da Covid-19…

A rotina do Hospital Regional foi alterada, médicos e enfermeiros na linha de frente e os casos começaram a aparecer nas duas cidades, mas até então, nenhum profissional da saúde infectado… Dentro de sua rotina hospitalar, a médica acordou mal… com sintomas parecidos com dengue, se queixou com a filha, e ficou repousando em casa. Até que numa noite fria, ela foi tomar um chocolate quente e não sentiu gosto da bebida… e no outro dia seu estado de saúde piorou, muito cansaço e dores pelo corpo… Foi levada para o hospital e de médica, virou paciente, assistida pela médica Tati, na qual tem tanta gratidão…. pulmão tomado, foi a primeira profissional da saúde a contratar Covid e ser levada para UTI, onde ficou 5 dias, onde 3 foram bem críticos com máscara de Venture 100% de oxigênio, também medicada com azitromicina e cloroquina… nesse período, muitas coisas passaram pela cabeça da médica, de não acompanhar o crescimento das netas, deixar tudo que conquistou apenas na lembrança, mas foi enfática em dizer: “se for minha hora eu vou, se morrer, vou morrer fazendo o que eu amo”.

Mas não foi a hora, e Dra Fatty renascida da covid, voltou para a linha de frente, firme e forte!

As médicas Fatty e Tati

Siga no Instagram: @mulheresinumeraveis