Ilustrativa/TopMídiaNews
O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB) reagiu através das redes sociais o discurso de seu sobrinho, o deputado estadual Felipe Orro também do PSDB, na última sessão da Câmara.  Felipe Orro é filho de Yonne Orro, irmã de Odilon Ribeiro.
Recentemente, o parlamentar transferiu o domicilio eleitoral de Aquidauana, cidade da qual já foi prefeito por duas vezes, para Campo Grande, visando disputar a eleição municipal, no entanto não conseguiu viabilizar seu projeto político na Capital.
Desta vez, houve uma mudança na estratégica e o parlamentar lançou sua esposa, a médica Viviane Orro como pré-candidata a prefeita de Aquidauana, pelo PSD – partido do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.
Viviane é médica nefrologista pediu demissão do quadro clínico de plantonistas da Santa Casa, onde trabalhou durante 10 anos.
Na manhã da última terça-feira (01) durante sessão remota, porque os deputados não estão tendo sessão presencial e fazem a participação na segurança de suas casas, o deputado teceu críticas a gestão do prefeito Odilon Ribeiro, sempre usando a pandemia para se autopromover.

O deputado estadual Felipe Orro usou sessão da Assembleia Legislativa para pré-campanha. Criticou severamente a administração da crise do coronavírus em Aquidauana, inclusive falando que o índice de morte seria o dobro da média estadual – o que é mentira, já que MS tem 1,8% de letalidade e a cidade pantaneira, 2,7%.

Com o discurso, o deputado também desmerece o relatório que foi elaborado por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) e analisa os dados da pandemia da 33ª à 35ª semanas epidemiológicas, ou seja, no período de 15 a 29 de agosto em MS, onde fala que a gestão municipal de Aquidauana está “fazendo a lição de casa”, devido ao nível de importância dado pela administração, além das ações aplicadas na região.

Esqueceu de mencionar, porém, que a esposa é pré-candidata justamente em Aquidauana, mesmo com o casal morando em Campo Grande. Deve ter esquecido também que a mulher, médica, segue em Campo Grande, enquanto profissionais da Saúde de Aquidauana dão o sangue para combater a pandemia. Se esqueceu de falar da filha que recebeu os “600tão’ do Bolsonaro e de ex-funcionário que fala que trabalhou como funcionário fantasma em seu gabinete. O deputado também não justifica seus votos na ALMS, um contra os professores e outro a favor do aumento de impostos.

Em rede social, Odilon Ribeiro, avaliou como sendo uma atitude de desespero por conta do processo político eleitoral em Aquidauana. “Não nos surpreende, mas é triste, ver o deputado estadual Felipe Orro, tentar tirar proveito político da pandemia para beneficiar a sua mulher, a pré-candidata a prefeita, Viviane Orro, uma das poucas profissionais de saúde que não foi para a linha de frente de combate à Covid-19”, escreveu o prefeito.
Na nota, Odilon Ribeiro esclarece que tal atitude não surpreende, porque o projeto eleitoral do casal não decola, então apelam na tentativa de transformar as vítimas desta doença que é terrível em palanque eleitoral.
“Infelizmente, a Covid-19 chegou até nós e lamentamos que tenha ocorrido mortes, mas o deputado mente ao dizer que a taxa de letalidade de Aquidauana é acima de 3%. O Boletim de ontem (1/9), da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul aponta taxa de 2,7% e, dos 59 municípios com óbitos, há 18 com maiores taxas de letalidade que a de Aquidauana. ‘Então todos esses prefeitos merecem o repúdio do deputado?’, questiona o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro.
Ao finalizar, Odilon Ribeiro diz lamentar que o deputado Felipe Orro – (PSDB), que conhece a realidade do Município, que sabe da situação das aldeias, e que tem uma médica de braços cruzados dentro de casa, use a pandemia para atacar seus adversários. “É desmerecer o esforço sobre-humano dos profissionais de saúde que estão atuando diariamente na guerra contra o coronavírus”.
Importante ressaltar que a irmã da pré-candidata a prefeita de Aquidauana Viviane Orro (PSD) ocupa o cargo de Secretária de Produção da Prefeitura de Aquidauana nomeada em junho do ano passado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB).
Já o irmão que é médico urologista atua com eficiência e dedicação como plantonista na UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Estácio Muniz de Aquidauana, aliás, excelente profissional na opinião de muitos pacientes e também aos olhos da direção da Unidade Hospitalar.