Foto: Yuri Marinho

O atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, será candidato a reeleição à Prefeitura nas eleições municipais de 2020. O nome do pré-candidato foi aprovado em convenção partidária realizada nesta quarta-feira, 16, no município.

O MDB realizou uma convenção pela manhã e declarou apoio a reeleição de Odilon, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de Aquidauana, onde esta parceria já vem contemplando o melhor para a cidade e a continuidade irá melhorar a vida da população.

Em suas redes sociais, Odilon agradeceu a confiança do partido e dos deputados estaduais Beto Pereira e Paulo Correa, que participaram da convenção.

Pesquisa mostra a preferência da população pelo atual prefeito

pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública) sob o número 05393/2020 no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, entrevistou 300 pessoas, onde indicou cenários diversos:

No primeiro, com a intenção de votos estimulada, Odilon apareceu em primeiro, sendo escolhido por 63% dos entrevistados. Sua principal adversária é Viviane Orro (PSD), que aparece em segundo com apenas 14%. Cipriano Mendes aparece em terceiro, com 5%, mesmo percentual de Saliba, que chegou a lançar pré-candidatura.

Armando Anache, que também chegou a se lançar pré-candidato, é o último na lista, com 2%. Os entrevistados que escolheram entre voto em branco/nulo ou responderam estar indecisos somam, respectivamente, 6% e 5%. A margem de erro é de três pontos para mais e para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Já em um segundo cenário, também estimulado, Odilon Ribeiro foi confrontado diretamente Viviane Orro. Ele aparece com 68% das intenções de votos, enquanto Viviane tem apenas 18%. Brancos e nulos são 8% do eleitorado consultado, enquanto os indecisos são 6%.

Por fim, em um cenário de votação espontânea, ou seja, sem que as opções sejam apontado pelo entrevistador, Odilon aparece em primeiro com 45% dos votos, seguido de Viviane, com 10%, e Saliba, com 2%. Cipriano Mendes e Armando Anache aparecem com 1% cada, assim como outros nomes diversos citados na entrevista. Brancos, nulos e indecisos foram 40%.

Rejeição – A pesquisa também aferiu a taxa de rejeição dos candidatos. Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 14% dos entrevistados não citaram nenhum candidato. A menor taxa foi a de Odilon, com apenas 6% de rejeição.

Já a rejeição de Cipriano e Saliba alcançou os 16 e 20%, respectivamente. Armando Anache é o segundo mais rejeitado ao lado de Saliba, também com 20%, enquanto o maior índice verificado, com 24%, foi o de Viviane Orro – que é esposa do deputado estadual Felipe Orro, curiosamente, peessedebista igual Odilon Ribeiro.

*Com informações do Campo Grande News