A PMA (Polícia Militar Ambiental) interceptou, na noite de sexta-feira (25), dois homens de nacionalidade paraguaia tentando atravessar a fronteira com uma arara-azul escondida em uma sacola plástica, em Bela Vista – município de MS que faz fronteira com Bela Vista do Paraguay, no país vizinho.

Os homens, de 31 e 42 anos, foram flagrados em um carro de origem coreana, sem placas. Eles foram abordados próximo à linha internacional. A ave foi localizada pelos policiais escondida dentro de uma sacola plástica.

Os suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Bela Vista e responderão pelo crime ambiental. A PMA percebeu que se tratava de um animal adulto. Como este é o período reprodutivo da ave e ela poderia estar cuidando de filhotes, a equipe conseguiu informação com os homens de onde a tinham capturado para realizar a soltura.

O animal passou por cuidados veterinários e confirmação de que era adulto e foi solto no local de onde havia sido capturado, em uma fazenda nas proximidades da cidade.

Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.

Fonte: Midiamax