Dona Elizabete luta contra câncer no fígado e intestino (Foto cedida pela família ao jornal)

Família moradora do Bairro Nova Aquidauana, tem enfrentado dias difíceis. Além da pandemia da covid-19, em 2020, eles estão aprendendo a lidar com câncer, AVC e outros problemas de saúde. Quem conta o drama é o site de notícias TopMídiaNews.

A história foi contada ao jornal da Capital pela Eliete Larson Cândido, 36 anos. Segundo ela, a mãe Elizabete Larson, 66 anos, descobriu câncer no fígado e também no intestino. Diante dos problemas, ela começou a fazer quimioterapia, que deixou sequelas.

“Há 8 anos ela já sentia essa dor no fígado, tomou remédio para artrite reumatoide, com isso engordou muito. Apesar de sentir a dor e incômodo, sempre que ia ao médico era tratado apenas como gordura no fígado”, detalha.

Foi só após a morte de um filho, em maio, que Elizabete teve uma crise e foi feita ultrassom. “A minha irmã levou ela pra fazer ultrassom, estava avançado, fígado com metástase e, desde então, começamos o tratamento e foi descoberto o câncer no intestino”.

Além disso, o pai de Eliete, Orlando Cândido, 67 anos, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). O idoso ficou com sequelas e não fala mais.

“Eles eram separados, mas meu pai sofreu o AVC andando de bicicleta, para ficar mais fácil, trouxemos ele pra casa. Os dois ficam deitados a maior parte do tempo”.

Eliete reveza o cuidado dos pais com a irmã, que sofre de câncer de mama. “A minha irmã está em tratamento de câncer de mama, está na casa dela e vem ajudar, estamos cuidando dos dois, o que precisamos no momento é melhorar a acessibilidade da casa”, explica.

O banheiro, conforme Eliete, é precário, pequeno, o que dificulta até o banho dos pais. “Tem buraco no chão. A casa não tem varanda, não tem piso, hoje graças a Deus conseguimos uma máquina de lavar, mas estamos sem lavandeira. Hoje o que a gente precisa é de ajuda pra acessibilidade da casa e varanda, uma cobertura já ajudaria nos dias de calor”, apela.

A família precisa de doação de fraldas, alguns alimentos e também, se possível, ajuda para construção da varanda e reforma do banheiro.

O telefone para contato, caso alguém tenha interesse em ajudar, é (67) 9 9973-3428. 

Fonte: TopMídiaNews