Ilustrativa/Prefeitura de Aquidauana

Por volta das 3h30min da madrugada de hoje, 19, a Prefeitura de Aquidauana recebeu a primeira remessa da vacina contra a Covid-19, contendo 8.446 doses e seringas, que atenderão 4.223 pessoas, pois um deve tomar duas doses. Todas as doses de Aquidauana são de coronavac,  produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Franco e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Danieli Garcia estiveram recebendo as doses, que foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde e com escolta da Polícia Militar de Aquidauana. “Com a chegada da vacina, a sensação é de que começamos a vivenciar um caminho de esperança e de alívio nesta pandemia.”, completou a secretária.

O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado pela rápida logística e envio das doses. “Agora é seguirmos o protocolo e iniciarmos a imunização e nossa cidade. Estamos esperançosos com a vacina e torcemos para que em breve mais doses sejam destinadas ao nosso município”, afirmou o prefeito.

No detalhamento enviado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana deverá seguir o seguinte protocolo para vacinação contra a Covid-19, no qual nessa 1ª etapa serão imunizados: 3.720 indígenas aldeados (vivendo em terras indígenas); 40 idosos residentes no Asilo São Francisco; 07 trabalhadores do asilo; 40 trabalhadores de saúde das salas de vacina; e 416 trabalhadores de saúde públicos e privados, tanto urgência quanto atenção básica, envolvidos diretamente na atenção de referência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Conforme protocolo, a vacinação nas aldeias indígenas acontecerá com as equipes da SESAI, em que a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana repassará as doses conforme a SESAI for imunizando e encaminhando a identificação dos indígenas imunizados.

Na cidade, a SESAU também precisará seguira a risca o protocolo e fazer a identificação e informar aos sistemas de controle do Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19, pois todos os municípios são monitorados pelo Ministério da Saúde e SES/MS.

Conforme informou Secretaria Municipal de Saúde, ainda nesta terça-feira, 19, será iniciada a vacinação, imunizando os trabalhadores hospitalares da linha de frente de atendimentos da Covid-19.

Fonte: Agecom