Neste ano, seleção do Prouni usou notas do Enem 2019 - Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (19) a relação dos candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021.

Universidades particulares de Mato Grosso do Sul têm disponíveis 1.782 bolsas de estudo, entre integrais e parciais, por meio do programa.

Lista com o nome dos aprovados está disponível no site do Prouni.

Candidatos selecionados devem comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Conforme dados do Ministério da Educação, em Mato Grosso do Sul são 929 bolsas de estudos integral e 853 parcial, em diversos cursos, presenciais e no sistema de Educação à Distância (EAD).

Em todo o Brasil são 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.

Nesta seleção, foram utilizadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, tendo em vista que o Enem de 2020 começou a ser aplicado no último domingo (17) e as notas serão divulgadas após o processo seletivo do Prouni.

Os pré-selecionados na primeira chamada terão entre os dias 19 e 27 de janeiro para apresentarem os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Bolsas

Podem se inscrever no Prouno estudantes que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenham sido bolsista integral no caso de ter cursado na rede particular.

Para concorrer a uma das bolsas integrais, estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa.

Já para as bolsas parciais (50%), renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.

Na inscrição, candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as disponíveis, em ordem de preferência.

Ao fim do prazo, os concorrentes serão classificados de acordo com as opções e notas obtidas no Enem.

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.

Fonte: Correio do Estado