Foto: Hospital Regional de Aquidauana/Arquivo
O Hospital Regional Dr Estácio Muniz, no município de Aquidauana, recebeu doses da vacina contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (19). Os profissionais de saúde (trabalhadores hospitalares) que atuam diretamente na linha de frente no combate ao coronavírus serão priorizados, na primeira leva do imunizante.
A Unidade Hospitalar vai seguir a ordem de vacinação padronizada pelo Ministério da Saúde, todos os profissionais lotados na UTI Covid e Enfermaria Covid serão vacinados primeiro. Posteriormente, serão os atuantes do Pronto Socorro, Plantão Hospitalar, Centro Cirúrgico, Especialidades Cirúrgicas, Enfermarias e todos os setores assistenciais.
O prefeito Odilon Ribeiro, o vice-prefeito Joaquim Passos, a secretária municipal de Saúde Claudia Franco, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Wezer Lucarelli, a diretora administrativa Claudia Nascimento e o diretor técnico Diogo Bossay, acompanharam as primeiras horas de vacinação das equipes.
As doses dos imunizantes produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegaram a Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (18), na Base Aérea de Campo Grande, trazidas por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Posteriormente equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram até a Capital buscar as doses do município para começar de imediato a imunização da 1ª Etapa.
Além dos trabalhadores hospitalares envolvidos diretamente no atendimento de Covid 19, nesta 1ª etapa serão imunizadas idosos e trabalhadores do Asilo São Francisco e indígenas aldeados.