Defesa Civil de Aquidauana continua em alerta, o Rio Aquidauana chegou marcou 7,84 metros na noite de quinta-feira, o maior nível registrado nos últimos dias, porém hoje (22) pela manhã já estava baixando lentamente. Na noite de ontem (21), as autoridades removeram uma família de sua residência que optou em ficar na casa de parentes famílias. Hoje (22), pela manhã, mais uma família foi removida e levada para um dos abrigos.

A Prefeitura de Aquidauana está mobilizada para atender às famílias ribeirinhas, com o apoio do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, 9º Batalhão de Engenharia e Combate, 7º Batalhão da Polícia Militar e a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A Defesa Civil Municipal junto com as secretarias municipais de Assistência Social, Obras, Planejamento e Saúde já estão organizaram e montaram a estrutura de atendimento às famílias que vierem a ficar desalojadas se o Rio voltar a subir.

Dois abrigos estão montados para atender as famílias ribeirinhas. O abrigo 01 que é no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e 02 que é no salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Com o alerta do INMET de mais chuvas, a Defesa Civil Municipal continua monitorando o nível do rio, vistoriando as ruas e pontos de alagamento de enchentes anteriores.

A maior inundação em Aquidauana que já foi registrada, aconteceu em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou 10,45 metros. Na época mais de 1.050 pessoas foram afetadas pela enchente, além de danos estruturais nas ruas que ficaram alagadas, necessitando, inclusive, que o 9º BECmb montasse uma passadeira flutuante para travessia dos pedestres entre Aquidauana e Anastácio.

TELEFONE DE EMERGÊNCIA – Nessa situação de alerta com a subida do nível do rio Aquidauana, as famílias ribeirinhas que precisarem de atendimento e socorro para mudança para os abrigos e/ou casa de parentes devem ligar para o telefone: 193 (Bombeiros), com atendimento 24 horas por dia.

Conforme fluxograma de atendimento acordado com a Prefeitura de Aquidauana, após a família ligar no 193, será coletados os dados e endereço; o Corpo de Bombeiros irá acionar a Secretaria Municipal de Obras e Exército, que entrarão em ação com servidores e caminhões; já a Secretaria de Assistência Social com suas equipes nos abrigos receberão as famílias e, também, estarão com o Plantão Social à disposição para atendimentos aos ribeirinhos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento também estará com equipe prestando atendimento às famílias nos abrigos e, auxiliando, na orientação sobre prevenção à Covid-19. Além disso, quando as águas baixam e as casas retornam a normalidade, a equipe de saúde do Controle de Vetores e Vigilância Sanitária fazem a vistoria para eles poderem voltar em segurança para seus lares.