Ilustrativa

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020, termina nesta segunda-feira (25), após ser prorrogada. O prazo anterior era até a sexta-feira (22).

De acordo com o Ministério da Educação, a participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Inscritos que não justificaram a ausência no Encceja 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), até o dia 27 de janeiro.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicará o Encceja 2020 no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.

Acesso

Após realizar a inscrição, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br.

Fonte: Midiamax