As 22 mil doses da Oxford/AstraZeneca são destinadas a profissionais de Saúde de MS. (Foto: Marcos Ermínio)

As 22 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca entregues neste domingo (24) ao Governo de Mato Grosso do Sul, estão direcionadas aos profissionais de Saúde que atuam no enfrentamento da pandemia de coronavírus. A confirmação partiu do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, segundo quem as vacinas recém-chegadas terão como prioridade os trabalhadores mais idosos.

A medida vai ao encontro do que foi adotado na distribuição do primeiro lote de vacinas, com 158.760 imunizantes produzidos pela Sinovac (a CoronaVac). Além de profissionais de Saúde, integrariam o grupo prioritário idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência, que aguardam a vinda de mais vacinas.

“Não dá para vacinar os idosos ainda”, afirmou Geraldo, ao confirmar que a baixa quantidade de vacinas impede a ampliação do grupo atendido. O plano segue as normativas do PNI (Plano Nacional de Imunização), também discutido no Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Saúde).

“A princípio aventamos incluir os idosos, mas como a maioria dos Estados, na discussão no Conass, entendeu-se ser possível avançar na imunização dos profissionais de Saúde”, disse Geraldo.

Das 158.760 doses da CoronaVac, 97 mil foram direcionadas às populações indígenas em aldeias rurais e 61.760 para os demais integrantes do grupo prioritário. Somente as 22 mil doses da Oxford/AstraZeneca permitirão que 28,35% dos profissionais de Saúde do Estado sejam imunizados –com o que já foi aplicado da CoronaVac (37% desse público alvo, aproximadamente), o percentual de trabalhadores do setor vacinados contra o coronavírus chegará próximo a 65%.

*Com informações do Midiamax