Foto: JD1 Notícias

Mato Grosso do Sul recebeu na noite desta segunda-feira (25) mais um lote com 10,2 mil doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19. A carga estava prevista para chegar apenas no meio da semana, mas foi antecipada.

Como o quantitativo é pequeno para o Estado, o secretário Estadual de Saúde informou que essas doses serão armazenadas na Secretaria de Estado de Saúde (SES) no aguardo de novas remessas serem feitas.

“É um quantitativo muito pequeno, então não compensa nós mobilizarmos um aparato tão grande para vacinar 5 mil pessoas. Vamos deixar guardado enquanto os municípios vacinam com as doses que já foram entregues”, disse Resende.

O secretário afirmou que ainda não há previsão para outras remessas serem entregues do imunizante, mas que espera novidades nos próximos dias por parte do governo federal, que é o responsável pela distribuição das vacinas.

Este é o terceiro lote de vacinas a chegar em Mato Grosso do Sul. O primeiro chegou no dia 18 de janeiro, também de doses da Coronavac, e o segundo pousou no aeroporto de Campo Grande no último domingo.

Apesar de as aplicações já terem começado há uma semana, o secretário lembra que apenas cerca de 20% dos imunizantes foi utilizado.

Quando o Estado receber a quarta remessa, Resende avalia que aí sim será possível iniciar a vacinação no grupo de idosos, mas ainda não há definição sobre acima de qual idade será priorizado, se acima de 85 anos ou 90 anos.

Atualmente a vacinação é feita apenas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente para o combate da pandemia, em idosos institucionalizados (em asilos ou internados) e na população indígena moradora de aldeias.

Fonte: Correio do Estado