O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicará neste domingo (31) o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital, que marcará o início de uma mudança no sistema. Mais de 96 mil estudantes deverão fazer as provas em 104 cidades do país. Embora o projeto ainda seja piloto, ele poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Os participantes devem se deslocar até o local indicado, escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente, e que devem levar caneta preta para fazer a redação em papel – opção para que a mudança não fosse tão radical.

No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

Preparo

O preparo para o Enem digital também é um pouco diferente do que para o Enem impresso e deve incluir aprender a manejar a plataforma. “Agora é preciso ter outras habilidades, inclusive para mensurar o tempo”, diz Caledônio.

Neste ano, ele será aplicado pela primeira vez de forma piloto para 96 mil estudantes. A intenção é que o Enem se torne totalmente digital até 2026. Segundo professores, isso influenciará também o preparo para o exame. Os estudantes precisarão, por exemplo, ter mais familiaridade com o computador e com o sistema da prova.

(Fonte: R7)