O deputado Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Lira foi eleito com 302 votos contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP). Ambos eram os  principais candidatos à presidência da casa. Também aliado do presidente Bolsonaro, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito como novo presidente do Senado Federal.

Antes da votação, Arthur Lira voltou a defender a independência da Casa e o fortalecimento da democracia. “A Câmara independente é para que a gente possa fazer a diferença. Independente e harmônica com os demais poderes, independente com diálogo”, disse.

Rossi destacou a atuação de Maia. “Se não fosse a Câmara independente nesses últimos dois anos, os estados não teriam recursos para pagar os funcionários”, afirmou.

O parlamentar destacou a necessidade de retomar a pauta social voltada para a população vulnerável em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Ele disse ainda que é preciso garantir a todos os parlamentares acesso a verbas orçamentárias iguais, sem distinção entre “alto clero” ou “baixo clero”.

Fonte: Midiamax