Água não pode ser cortada mesmo em casos de inadimplência - Álvaro Rezende

Corte no fornecimento de água por falta de pagamento continua proibido por mais 15 dias em Campo Grande.

Decreto com a prorrogação da proibição de corte do serviço foi publicado na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Município.

A suspensão do corte de água foi uma medida foi adotada após o decreto de calamidade pública, com o objetivo de ajudar famílias que tiveram suas rendas prejudicadas, diante das restrições causadas pela pandemia de coronavírus.

A nova prorrogação passa a valer até o dia 14 de fevereiro e suspensão do corte dos serviços poderá ser novamente prorrogada ao fim do prazo.

Cortes de água e esgotamento sanitário estão suspensos desde a segunda quinzena de março de 2020, devido à pandemia do coronavírus e, desde então, a proibição já foi prorrogada por várias vezes.

Com a medida, a concessionária Águas Guariroba não pode interromper o serviço de fornecimento de água dos consumidores inadimplentes.

No entanto, não há perdão da dívida, ou seja, o consumidor que não pagar o serviço não terá a água cortada durante o período, mas acumulará a dívida, que continuará sendo cobrada.

O decreto estabelece que as contas vencidas durante o período de vigência da determinação poderão ser parceladas posteriormente em até 36 vezes, sem cobrança de juros e correção monetária.

Conforme a prefeitura, a medida tem objetivo de minimizar prejuízos causados pela pandemia do coronavírus aos moradores.

Fonte: Correio do Estado