Um jovem, de 17 anos, desapareceu em um rio de Itanhaém, no litoral de São Paulo, enquanto nadava com outros dois amigos. Minutos antes, o trio foi flagrado por uma equipe da TV Tribuna, afiliada da TV Globo, que realizava uma reportagem sobre uma criança pilotando uma moto aquática no mesmo local. O sumiço aconteceu na última quarta-feira (17).

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), os jovens entraram na água pelas pedras e tentaram atravessar o rio nadando, em direção à Praia da Saudade. O local, conhecido como Boca da Barra, é fundo e a correnteza é forte a poucos metros da margem.

Um dos meninos desistiu de atravessar nadando e voltou para a margem, enquanto outro conseguiu chegar no lado oposto. Porém, o terceiro adolescente não conseguiu continuar nadando e afundou, desaparecendo.

O filtrador de resinas Vagner Soares tentou socorrer a vítima. Em entrevista à TV Tribuna, ele contou que o adolescente desaparecido se afogou quando estava a poucos metros do outro lado.

“Quando ele estava chegando na beiradinha, [faltando] 20 ou 30 metros para chegar, começou a pedir socorro. Na hora, eu e um camarada entramos na água para tentar ajudar ele, mas não deu tempo. Quando a gente estava perto dele, uns 6 ou 7 metros, ele afundou”, relatou Vagner.

Segundo a GBMar, equipes de guarda-vidas se deslocaram para o rio assim que receberam a notificação da ocorrência e iniciaram as buscas. Uma equipe da Marinha do Brasil que estava no local prestou apoio.

Conforme apontado pelo G1, os profissionais do grupamento realizam buscas com o auxílio de um bote de salvamento inflável e uma moto aquática.

(Fonte: Istoé)