Projeto de Mato Grosso do Sul está entre os sete aprovados no Ideathon sobre combate à violência doméstica e familiar, realizado pelo Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB Lab).

A proposta vencedora foi elaborada pelas juízas Helena Alice Machado Coelho e Jacqueline Machado, com apoio da assistente social judiciária Vanessa Vieira e da analista judiciária Anne Klean Mendes.

Batizado de ‘Protetivas On-line’, o projeto-piloto do Tribunal de Justiça de MS garante às mulheres vítimas de violência doméstica residentes na Capital a possibilidade de pedir medida protetiva pela internet.

O atendimento é voltado para mulheres que, por alguma razão, não podem se dirigir até a Casa da Mulher Brasileira, onde funciona a primeira Vara de Medidas Protetivas do país.

O programa

O Ideathon é uma maratona de ideias para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para enfrentar a violência contra a mulher no Brasil, na esperança que as propostas ajudem o Poder Judiciário a acolher e atender as vítimas.

A competição foi motivada pelo aumento da violência de gênero durante a pandemia de covid-19, quando as medidas de isolamento social contribuíram para o aumento de casos, com mais dificuldade de acesso aos canais de denúncia.

Para Helena Alice, a classificação foi uma grade conquista, pois o projeto de MS concorreu com várias iniciativas interessantes de outros Estados. “Infelizmente, os números levantados pela Coordenadoria da Mulher de MS nos mostram que a violência contra a mulher, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial ainda existe e precisamos que as vítimas saibam que não estão sozinhas. Muito feliz com esta conquista”, disse a juíza.

Agora os participantes pré-selecionados vão enviar um vídeo à comissão julgadora para apresentar sua iniciativa e o resultado final será divulgado até 9 de abril.

Fonte: TopMídiaNews