Muitas denúncias de festas clandestinas e particulares nas cidades de Aquidauana e Anastácio neste feriadão. No pior estágio da pandemia, tanto em número de casos como em falta de vagas em UTI e leitos clínicos no Hospital Regional Dr Estácio Muniz, em Aquidauana, o que não faltou foi gente aglomerando em festas e reuniões familiares.

Um leitor do JNE enviou um registro do momento em que a Vigilância Sanitária de Aquidauana junto com a Polícia Militar colocou fim a uma festa no Jardim Aeroporto na noite deste domingo (6). Muita gente aglomerada, convidados sentados até no meio da rua, todos sem máscaras, como se a pandemia tivesse acabado.

Fora o colapso que se instalou no Mato Grosso do Sul! Todos os hospitais estão com os leitos lotados, pacientes “amontoados” em UPAs, morrendo sem atendimento adequado. Mas não adianta transferir a culpa para os governantes, não adianta transferir a culpa para a frase clichê de “mais leitos”, isso não é garantia de salvar vidas, já que o coronavirus é traiçoeira, e já tivemos casos de famosos que tiveram os melhores tratamentos com a melhor tecnologia e mesmo assim morreram.

Extremamente letal, a covid-19 já tirou a vida de 7.122 pessoas em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), de domingo (6). Este número de óbitos é maior que a população total de muitos municípios do interior do Estado. Sendo assim, se concentradas em uma única cidade, todas essas mortes poderiam ‘dizimar’ os habitantes de várias cidades de MS.

Situação em MS

Mato Grosso do Sul confirmou 1.316 casos novos de Covid-19. O estado chegou neste domingo (6) a 301.559 infectados com o novo coronavírus em toda a pandemia. Desse total, 10.834 registros são somente do mês de junho.

Com os casos novos a média móvel se mantém alta, 1.779, uma das 10 maiores de toda a pandemia. A taxa de contágio segue em 1,14, mesmo nível que atingiu na sexta-feira (4).

Mais 50 mortes provocadas pela doença foram confirmadas pela secretaria estadual de Saúde (SES). O total de óbitos atingiu 7.122, sendo 183 apenas deste início de junho.

A média móvel permanece em 47,3 vidas perdidas por dia, nos últimos 7 dias – mesmo patamar de sábado (5) e a taxa de letalidade atingiu 2,4%.

Mato Grosso do Sul, segundo a SES, tem 22.930 casos ativos de Covid-19. Desse total, 21.643 pessoas, com sintomas leves ou assintomáticos, cumprem isolamento domiciliar.

Outras 1.287, com quadro mais severo da doença estão internadas. Em leitos clínicos estão 740 pacientes e em unidades de terapia intensiva (UTIs), 547.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid neste domingo é de 104% nos hospitais sul-mato-grossenses.