A tenente-coronel da Polícia Militar, Itamara Romeiro Nogueira, foi absolvida da acusação de assassinar o marido, Valdeni Lopes Nogueira, em julho de 2016, em Campo Grande. A decisão dos jurados foi por 4×3.

O júri popular ocorreu nesta quarta-feira (23), na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande e presidido pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos.

O Ministério Público Estadual denunciou Itamara por homicídio doloso, com agravante de a vítima ser o esposo dela.

Os advogados da ré sustentaram que a oficial da PM agiu em legítima defesa, além do reconhecimento do privilégio de cometer o crime diante de violenta emoção, além da ‘’injusta provocação da vítima consistente em provocações e ameaças’’.

Na decisão, o magistrado destacou que deixa de declarar o confisco da pistola usada no crime, em razão de ser armamento oficial do Estado.

Versões

As famílias de Valdeni e Itamara, que viviam um casamento conturbado, trocaram acusações desde o dia do crime. Uma das reclamações dos parentes de Valdeni foi que a policial atirou no então marido por trás.

O crime

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual, a policial atirou no marido com a pistola que usava na Polícia Militar, na garagem da residência deles, no dia 12 de julho de 2016. Ela alegou que os dois estavam em casa e  discutiram por conta de uma viagem.  A vítima teria agredido a policial fisicamente. Em dado momento, na versão dela, ele foi até o carro pegar a arma para atingi-la, por isso atirou em legítima defesa.

Conforme mostram laudos da perícia, um dos tiros atingiu a vítima pelas costas, o que no entendimento do MPE não caracteriza legítima defesa.  Após os tiros, a policial acionou o socorro, mas o então esposo morreu na Santa Casa.

Itamara foi presa em flagrante e no dia seguinte ficou presa preventivamente. No dia 19 de julho a acusada conseguiu a liberdade, mas com medidas cautelares.

Fonte: TopMídiaNews