Equipe médica em atendimento no Pronto-Socorro do HR Aquidauana/Foto:Yuri Marinho

O Hospital Regional Dr. Estácio Muniz publicou em sua rede social na manhã desta terça-feira, 20, que a problemática de pagamento dos médicos que estava atrasado foi solucionada através de um empréstimo, onde o recurso foi creditado no dia 21 de maio deste ano.

Segundo a publicação, a situação preocupava o atual prefeito Odilon Ribeiro desde que assumiu o 1º mandato, já que a Unidade Hospitalar se encontra sob intervenção municipal. Felizmente no início deste 2º mandato, o gestor em conjunto com a administração do Hospital fez a quitação das folhas de honorários médicos que vinham se arrastando há anos, bem antes da atual gestão.

A direção da Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar junto ao atual prefeito, viabilizou a antecipação de recursos recebíveis junto ao Ministério da Saúde, onde foi possível a garantia do empréstimo junto ao banco, para quitação de tais folhas médicas em atraso, somando mais de um milhão de reais.

Lembrando que, Odilon Ribeiro ao assumir a gestão em janeiro de 2017, recebeu o Hospital Regional devendo aos médicos que prestaram serviços e sem quitação dos encargos trabalhistas de todos os funcionários, uma situação que agravou as condições para manter o hospital funcionando. Anteriormente não eram pagos os encargos trabalhistas dos funcionários.

Mas a partir de janeiro de 2017 até hoje, por decisão do atual prefeito, com planejamento financeiro, todos os encargos trabalhistas são pagos em dia, o que dá tranquilidade aos funcionários e dirigentes.

A administração do Hospital reforça a importância de tornar público e notório o empenho da atual gestão em aplicar recursos, dando condições e estrutura para que o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz possa continuar de “portas abertas”, atendendo a população de Aquidauana, Anastácio e as cidades da microrregião, já que os repasses do SUS continuam defasados.

Reforma do Hospital Regional

O prefeito Odilon Ribeiro também conseguiu junto ao governador Reinaldo Azambuja a reforma e ampliação deste Hospital Regional, onde já está sendo agilizado todo o processo pela Secretaria Estadual de Saúde, para que a obra seja iniciada nos próximos meses. Mais um compromisso celebrado entre o atual prefeito com nossa Unidade Hospitalar em prol da população de Aquidauana e região que buscam atendimento nessa unidade hospitalar.