Aquidauana recebeu na manhã desta terça-feira (7), a visita da subsecretária de politicas públicas para as mulheres Luciana Azambuja Roca. A vinda da subsecretária faz parte da “Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Programa Mulheres em Movimento,” e tem o objetivo de trazer informações e orientações sobre as politicas públicas voltadas para as mulheres e as politicas de enfrentamento a violência.

Em Aquidauana, Luciana Azambuja esteve com o prefeito Odilon Ribeiro, vereadores e, também, fez uma visita à Delegacia de Atendimento à Mulher, que tem como titular a delegada Larissa Franco Serpa. O atual prédio da delegacia passa por uma reforma com apoio da Prefeitura de Aquidauana para dar melhor conforto e comodidade aos servidores e a população.Também acompanharam a agenda do CRAM com a subsecretária de politicas públicas para as mulheres de MS, o secretário de assistência social – Marcos Chaves.

Em Aquidauana, a convite do CRAM, Luciana Azambuja visitou a sede do Centro de Atendimento a Mulher, no bairro Alto. Na oportunidade, a representante do governo estadual no combate a violência contra a mulher, reforçou as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no município e no estado. Ela destacou o trabalho feito pela equipe do CRAM de Aquidauana e da Delegacia de Atendimento à Mulher que realizam um trabalho de excelência.

Finalizando sua passagem pelo município, Luciana Azambuja fez uma palestra aos militares do 9º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Carlos Camisão (9º BE Cmb) sobre a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Programa Mulheres em Movimento.

A subsecretária Luciana Azambuja durante sua fala em Aquidauana, disse que está fazendo este trabalho em todo o Estado. “Estamos interiorizando as politicas de atendimento a mulher e fortalecendo a rede de atendimento as mulheres. Em relação Aquidauana, podemos afirmar que o município tem uma rede de atendimento as mulheres em situação de violência e verificamos que o CRAM conta com uma equipe psicossocial e de atendimento jurídico que faz toda a diferença no primeiro atendimento a essas mulheres”, afirmou a subsecretaria Luciana.

O prefeito Odilon Ribeiro, ladeado pelos vereadores Clériton Alvarenga e Everton Romero, agradeceu a visita da subsecretária e frisou a importância que tem o trabalho realizado pela subsecretaria do Governo do Estado junto ao CRAM de Aquidauana. “A violência contra a mulher precisa ser combatida em todas as suas formas. O poder público tem um trabalho forte sendo feito, graças a essa parceria entre o CRAM e o Governo do Estado, uma missão que também é de proteger e salvar a vida das mulheres que precisam de ajuda diante da violência”, explicou o prefeito.

Marcos Chaves, secretário de assistência social de Aquidauana falou da vinda da subsecretária Luciana Azambuja ao município. “Recebemos a visita da Luciana que trouxe novidades a respeito dos serviços de proteção a mulher. Hoje temos um órgão que trata com todo respeito e oferece atendimento a mulher vitima de violência e com total apoio da atual gestão. Também apresentamos à ela algumas demandas que precisamos para melhorar ainda mais nossos atendimentos”, disse o secretário Marcos Chaves.