A Prefeitura de Aquidauana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou na noite de sexta-feira (25), na Câmara Municipal, a audiência pública “Autopropelidos: Desafios e Avanços”. O encontro encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito 2026.
A audiência reuniu representantes do poder público, forças de segurança, órgãos de trânsito, entidades civis e moradores para discutir o uso de veículos autopropelidos e os impactos na mobilidade urbana e na segurança viária.
Durante a programação, o coronel da Polícia Militar Marcelo Cansanção Silveira, conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito, ministrou a palestra “Autopropelidos e a Nova Realidade da Mobilidade Urbana”.
Entre os assuntos abordados estiveram a regulamentação e fiscalização desses veículos, segurança dos usuários, circulação e compartilhamento dos espaços urbanos, educação para o trânsito, responsabilidade dos condutores, infraestrutura e mobilidade urbana.
Também foram discutidos os desafios enfrentados pelos municípios diante das novas formas de deslocamento e possíveis medidas para melhorar a convivência entre os diferentes usuários das vias.
A iniciativa promoveu o debate entre autoridades e sociedade sobre as mudanças na mobilidade urbana e a necessidade de adequação das cidades às novas formas de circulação.

