Clínica de Aquidauana leva atendimento gratuito de psicologia para comunidade carente

Na manhã do último sábado (27) a Pax Universal Clinic levou atendimento gratuito de psicologia para moradores do Jardim Aeroporto e arredores. Ter acesso a um serviço psicológico particular e de qualidade virou um privilégio de poucas pessoas. Foi pensando, também, nessa alternativa que o Grupo resolveu levar à comunidade externa, com pouco recurso ou informação, atendimento especializado.

A ideia também foi informar a população sobre a importância de se cuidar da saúde mental. Em referência ao Janeiro Branco, mês de campanha sobre o assunto, a iniciativa foi mostrar que não precisa estar com alguma doença psiquiátrica para se procurar atendimento com um psicólogo. Como nosso corpo precisa de cuidado, a mente também, segundo a psicóloga Ariely Aquino, que atendeu aproximadamente 10 pessoas, com um tempo aproximado de 50 minutos, atendimento padrão na clínica.

A diretora geral do Grupo Pax Universal, Any Queiroz Lara, reforçou que a ação, além de orientar, também teve por objetivo se tornar um instrumento de auxílio importante para aquelas pessoas que estavam necessitando de acolhimento e cuidados. Ainda de acordo com a diretora, a ideia é cada mês levar atendimento gratuito dos serviços oferecidos na clínica para a comunidade de Aquidauana e também da cidade de Miranda.

Janeiro Branco – O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.

A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais. Hoje  já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas aderem a ajudam na campanha. Em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

Por que Janeiro e por que branco?

O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha. Por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.