Corumbá usa tecnologia e conceito de Cidade Inteligente no carnaval

35

A Guarda Municipal de Corumbá iniciou na quinta-feira, 08 de fevereiro, a utilização do sistema SIGO CADG, que aprimora o funcionamento da central de monitoramento, localizada embaixo do palco da praça Generoso Ponce, que fica na avenida General Rondon.

O sistema é referência no país e está sendo implementando na cidade em esforço conjunto para modernização do atendimento, segurança e conforto dos munícipes. Inicialmente, o sistema está direcionado ao carnaval, evento que mobiliza grandes ações do governo municipal. Posteriormente, caso seja aprovado, o SIGO CADG vai ser ampliado e passará a funcionar no dia a dia da população corumbaense.

O SIGO CADG é um sistema de gerenciamento de projetos, que tem como função integrar a gestão e operação de diversos setores dentro da mesma plataforma. Esse sistema foi utilizado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, auxiliando as forças armadas, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, agilizando e facilitando o atendimento de ocorrências.  O CADG possui duas interfaces, uma voltada para o efetivo e outra, em forma de aplicativo, preparada para a população.

O efetivo da Guarda Municipal já passou por treinamento e está habilitado para trabalhar com a nova interface, preparado para atender as demandas da população, que download do aplicativo “Corumbá Digital” já está disponível nas principais plataformas (IOS e Play Store).

Raquel Robaldo, diretora técnica da empresa responsável pela plataforma, detalhou o programa. “Essa mesma plataforma de serviço foi utilizada nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, no carnaval em Olinda e no São João de Caruaru, que são eventos de grande porte. Esse conceito de cidades inteligentes está sendo implantado em diversas cidades. A intenção do sistema é auxiliar a gestão no dia a dia. O SIGO CADG é um produto de central e controle, já testado e pronto para ser utilizado pelos municípios”, disse.

“Após download você se cadastra e já pode utilizar a ferramenta. Inicialmente nós, em acordo com a Prefeitura, adicionamos algumas questões pontuadas, mas isso é facilmente ampliado futuramente, conforme a demanda”, esclareceu.

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel PM César Freitas Duarte, destacou a importância da utilização do sistema.

“É uma ferramenta de grande utilidade para a segurança pública porque vai possibilitar a integração de todos os setores, dessa forma é possível retirar o melhor desempenho de cada segmento conforme a sua função. O prefeito Marcelo Iunes está preocupado em otimizar esse trabalho. É uma prova de conceito que foi oferecida gratuitamente e após os 30 dias, se for aprovado, abre a possibilidade de se adquirir o CADG. É um sistema de eficiência comprovada, utilizado em grandes eventos e que vem para nos auxiliar inicialmente no carnaval e dependendo da nossa avaliação pode ficar conosco para o dia a dia. Nós já temos aqui a nossa central de vídeo monitoramento, com cerca de 180 câmeras, temos projetos para ampliar tanto em questão de efetivo como também na estrutura, e nessa linha de ampliar e melhorar vai ser um diferencial agregar esse sistema na questão da segurança pública”.

O prefeito esteve na central de monitoramento da Guarda Municipal e disse que a ferramenta otimiza o tempo-resposta. “É muito importante esse tipo de recurso. Nosso efetivo precisa estar disponível para trabalhar para o munícipe, que é o nosso principal foco. Essa tecnologia vai dar agilidade ainda maior às atividades da Guarda Municipal, além de nos auxiliar na parceria com a Polícia Militar” , afirmou Iunes.